Conexão de Micro e Minigeração Distribuída de Energia Elétrica

Geração Distribuída ou descentralizada significa a produção de energia elétrica próxima ao ponto de consumo, podendo ser este ponto de consumo um usuário isolado ou grupo de usuários. A característica principal da geração distribuída é a utilização de micro ou mini geradores acionados a partir de fontes alternativas, ou mais conhecidas como energia limpa.

A geração local representa uma possibilidade concreta para a redução da curva de carga, reduzindo o consumo em horários de demanda máxima, diminuindo a necessidade de investimentos na geração, transmissão e distribuição do sistema elétrico integrado brasileiro. A pequena geração contribui para incrementar a preocupação com o consumo de eletricidade, mormente nos aspectos do uso eficiente.
Assim, se espera que adotando tal tecnologia, diminua o consumo, sem prejuízo da qualidade dos serviços, do bem-estar, e do conforto do consumidor. Ou seja, ter um consumo de energia menor para o mesmo serviço. Também a diversificação das fontes na matriz elétrica, vai contribuir para diminuir a necessidade de construção de novas usinas e, obviamente, diminuir o impacto ambiental.

O processo da produção de energia elétrica através da geração distribuída compreende diversas etapas e segue regras rigorosas de operação e proteção dos sistemas interligados.

A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, através de Resoluções Normativas e de instruções próprias regulamentou tais processos, determinando, inclusive às Distribuidoras, a publicação na mídia de um manual que contenha instruções de como os interessados poderão se aplicar neste empreendimento.

Manual de Geração Distribuída

Manual de Geração Disitribuída – Anexo 1

Manual de Geração Disitribuída – Anexo 4

Manual de Geração Disitribuída – Anexo 5

Manual de Geração Disitribuída – Anexo 6