Programa de Eficiência Energética

O programa

O Programa de Eficiência Energética – PEE, instituído na Lei 9.991/2000, tem como objetivo combater o desperdício de energia, evitando investimentos no setor elétrico, garantindo o fornecimento e trazendo por consequência uma melhor qualidade de vida para a população. A CERES acredita e investe na busca contínua de um Sistema mais econômico e moderno, que atenda às necessidades do cooperado e seja responsável com o meio ambiente.

Uma forma de contribuir para a redução da ponta é evitar ligar muitos equipamentos ao mesmo tempo. Se cada um fizer sua parte, os custos do Sistema, que é dividido por todos, será muito menor.

O Manual dos Programas de Eficiência Energética –  MPEE– é um guia determinativo de procedimentos dirigido às Empresas, para elaboração e execução de projetos de eficiência energética regulados pela ANEEL.

Definem-se no MPEE a estrutura e a forma de apresentação dos projetos, os critérios de avaliação e de fiscalização e o tipo de projetos que podem ser realizados com recursos do PEE. Apresentam-se, também, os procedimentos para contabilização dos custos e apropriação dos investimentos realizados.